segunda-feira, 24 de junho de 2013

Empreendimentos de Economia Solidária podem expor nas cidades da Copa 2014

18EcoSol
Foto: EcoSol
Os empreendimentos de Economia Solidária de Maceió que trabalham com artesanato terão a chance de expor seus produtos nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, que acontecerá no Brasil. Na manhã desta terça-feira (18), o Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Alagoas lançou o Edital de Chamada Pública do Projeto Expoart.
Os empreendimentos econômicos solidários poderão se inscrever para participar do projeto. O prazo para a inscrições começou nesta terça e se encerra no próximo dia 18 de julho.
De acordo com o edital, serão escolhidas até 30 empresas alagoanas de artesanato, entre elas microempresas, microempreendedores individuais (MEI), artesãos com DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) associações de artesãos e cooperativas que produzam artesanato com alto valor agregado e possuam identidade alagoana em sua qualidade estética. Os produtos dessas empresas devem se inserir nas categorias “Arte Popular”, “Artesanato Tradicional”, “Artesanato Referência Cultural” ou “Artesanato Contemporâneo Conceitual”.
O processo consistirá em três etapas. A primeira, é preciso fazer a inscrição. Mais informações sobre assunto podem ser obtidas através do site do Sebrae Alagoas (www.al.sebrae.com.br), pelos telefones (82) 4009-1626 e 0800-570-0800 e na sede da entidade, na Rua Dr. Marinho de Gusmão, nº 46, Centro. Cada empresa pode inscrever até dez produtos, mas apenas cinco deles poderão ser selecionados. A inscrição é gratuita. A segunda fase é de diagnóstico e curadoria – uma avaliação técnica por parte de equipe multidisciplinar do Sebrae Alagoas dos concorrentes, para avaliar se os produtos atendem às exigências do edital.
“Entre as exigências, está a de que o produto não pode perder as próprias características, nem as características regionais. Além disso, o tema do produto a ser exposto tem que ter, como foco, o Estado, e não a Copa”, explica a Diretora de Economia Solidária da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Michelli Larissa Fernandes, que participou da solenidade de lançamento do edital representando a secretária Solange Jurema.
A terceira fase é a da participação nas consultorias e capacitações promovidas pelo Sebrae Alagoas para os selecionados, com o objetivo de aprimorar os produtos a serem expostos nas cidades-sede da Copa 2014. Só poderão expor seus produtos os que tiverem o mínimo de 75% de participação nas capacitações.
Também participaram do lançamento do edital, além de integrantes da equipe da Diretoria de Economia Solidária da Semtabes, representantes dos seguintes empreendimentos já cadastrados pela Secretaria: Mulheres Guerreiras. Guerreiras Unidas, Somando Talentos, Mulheres Amigas do Paraíso do Horto, Ateliarte, Asange, Vencendo Por Fé, Flor do Mar e Artesanato das Guerreiras.
José Árabes/ Ascom Semtabes

Nenhum comentário:

Postar um comentário